SINDEPOL – 28 Anos

Há exatos 28 anos, o SINDEPOL era fundado e tomava posse a sua primeira diretoria, composta por delegados de polícia federal do Distrito Federal que se uniram motivados pela necessidade de criação de uma entidade com representatividade sindical para lutar por sua categoria.

Muitas coisas mudaram ao longo dessas quase três décadas. A base de representação do sindicato cresceu com a entrada do Espírito Santo e Bahia, e na sequência o Maranhão e os Estados das regiões Norte e Centro-Oeste e novos desafios surgiram.

Muitas histórias para contar, uma trajetória de lutas para relembrar, importantes vitórias e conquistas nessa caminhada e, sobretudo, motivação crescente para o trabalho em defesa da valorização da categoria.

O compromisso que uniu todos aqueles delegados, no dia 05 de março de 1993, segue o mesmo, 28 anos depois.

Neste dia de celebração, a atual diretoria do SINDEPOL gostaria de agradecer aos filiados, que fizeram e seguem fazendo parte dessa história, colaborando para tornar o sindicato uma instituição consolidada, atuante, forte e respeitada. É isso que dá sustentação às nossas lutas e garante a força necessária para que possamos enfrentar os problemas que surgem no dia a dia.

Comemorar os 28 anos da entidade, mesmo de forma modesta, em tempos de pandemia, representa uma oportunidade de rever a história, com seus erros e acertos, e nela buscar os ensinamentos para o futuro.

É essencial que façamos uma reflexão acerca da importância da entidade sindical representativa dos delegados de polícia federal, diante do ataque frontal às suas conquistas imposto pela reforma previdenciária e o congelamento de salários, e das novas ameaças que se descortinam com a reforma administrativa (PEC 32/2020) e a PEC Emergencial (PEC 186/2019).

Por isso, a importância que sejamos multiplicadores da ideia de que é necessário cada vez mais fortalecer o SINDICATO, como ator social e legítimo representante da categoria dos delegados de polícia federal em defesa de suas conquistas, direitos e prerrogativas.

Que venham mais anos de união e realizações para o SINDEPOL.

Maria do Socorro Santos Nunes Tinoco
Presidente