COMUNICADO SINDEPOL
No começo da tarde desta terça-feira (21/05/2019), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, policiais das carreiras de natureza civil, convocados pela UPB -União dos Policiais do Brasil, protestaram contra o texto da PEC 06 da Reforma da Previdência, promovido pela equipe econômica do governo.
Entre as medidas que não agradaram aos profissionais da segurança pública estão a exclusão da seguridade de benefício para o risco de vida, o aumento nas alíquotas previdenciárias e a diminuição das pensões para cônjuges de policiais.
Além do risco na atividade, está entre as especificidades citadas pela categoria a menor expectativa de vida dos policiais,
Os manifestantes vindos de todas as regiões do país, se posicionaram em frente ao Congresso Nacional. Os organizadores estimam a presença de, pelo menos, 4000 mil participantes.
Além de faixas e cartazes, um pato inflável e diversas cruzes foram expostos no gramado – que representou os policiais mortos no exercício da profissão.
Durante o movimento, os líderes sindicalistas e parlamentares discursaram em favor da classe dos policiais e contra pontos da reforma da Previdência.
Um outro ponto bastante contestado pelos policiais é a diferença de gênero no tempo de contribuição. Atualmente, existe uma aposentadoria diferenciada para mulheres policiais. No entanto, a equipe econômica do governo decidiu igualar as idades na Nova Previdência.
Na quinta-feira (23) haverá uma audiência pública na Comissão Especial da PEC 06/19, específica para debater os pontos da reforma da previdência e tratar dos regimes diferenciados para policiais e professores.