União das Policias do Brasil (UPB) realiza ato público em frente ao Congresso Nacional

Cerca de 5 mil policiais de todo o Brasil vieram a Brasília, nesta quarta-feira (08) para protestar contra a PEC 287/16, que retira da Constituição o artigo que reconhece a atividade de risco dos profissionais de segurança pública nos critérios de concessão da aposentadoria.

O ato público intitulado como “Dia Nacional em Defesa da Aposentadoria dos Profissionais de Segurança Pública iniciou com a concentração de policiais no gramado em frente ao Congresso, onde foi montado um cemitério com cruzes, lápides e faixas.

A abertura do evento contou com a participação de 27 parlamentares de diversos partidos políticos que apoiam a causa dos profissionais de segurança pública. Após os discursos dos parlamentares, e de alguns presidentes de entidades participantes da UPB, os manifestantes saíram em caminhada contornando o Congresso Nacional.

O objetivo da manifestação foi o de chamar atenção das autoridades sobre a ameaça à sociedade que é ter uma polícia cada vez mais envelhecida nas ruas. Pelas novas regras, para obter aposentadoria integral, o policial terá de contribuir por 49 anos, aposentando-se próximo aos 70 anos de idade, o que excede a previsão de expectativa de vida da categoria.

“É inaceitável, no país onde mais morrem policiais em serviço no mundo, o governo federal retirar da constituição que nossa atividade é de risco! Isso tem que ser revisto!”, enfatizou Sandro Torres Avelar, presidente da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol).

Além do presidente da Fenadepol, participaram também da manifestação, a Vice-presidente de Assuntos Sindicais e Sociais, Viviane da Rosa, o Conselheiro Fiscal, Paulo Licht, o Diretor de Comunicação Social, Marcelo Zaturansky Nogueira Itagiba e o Assessor para assuntos previdenciários, Marcelo Bóssio.

Representando o Sindicato dos Delegados de Polícia Federal(Sindepol) estiveram presentes, a presidente Viviane da Rosa, o 2º Vice-presidente, Alberto Lasserre, a Secretária-geral, Maria Lívia Fortaleza, a Diretora de comunicação Social, Valquíria Souza Teixeira, o Diretor financeiro adjunto, Paulo Licht e a Diretora parlamentar, Creusa Camelier.

Os policiais civis do Distrito Federal aproveitaram o evento para realizar uma assembleia extraordinária e formalizar total apoio às ações da UPB.

Participaram também da mobilização, os policiais de outros estados como: Goiânia, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

Integram a UPB:

ABC – Associação Brasileira de Criminalística

ABRAPOL – Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais

ABPFF – Associação Brasileira dos Policiais Ferroviários Federais

ADEPOL DF – Associação dos Delegados Policias Civis do Distrito Federal

ADPF – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal

AGTBRASIL – Associação dos Agentes de Trânsito do Brasil

AMPOL – Associação Nacional das Mulheres Policiais

ANEPF – Associação Nacional dos Escrivães Polícia Federal

ANSEF – Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal

APCF – Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais

APCN – Associação das Polícias do Congresso Nacional